Breve descrição:

O atual grupo de pesquisa “Estética e Teoria Crítica” era, originalmente, uma linha de pesquisa do grupo “Estética e filosofia da arte”, criado em 1991 e extinto em 2016. Embora esse grupo tenha se constituído formalmente em 2018, é composto de pesquisadores (e seus orientandos) que trabalham com o tema das relações entre a estética e a Teoria Crítica da Sociedade há muitos anos (ou décadas, conforme o caso). Suas publicações relacionadas com o tema do grupo, cujos dados constam nos CVs Lattes dos participantes, são referência na área, no Brasil e no exterior. O grupo conta ainda com uma rede de colaboradores no exterior, da qual constam neste diretório nomes de pesquisadores portugueses e sulamericanos.

Coordenador:

Rodrigo Duarte

Integrantes:

Giorgia Cecchinato, Verlaine Freitas e Eduardo Soares Neves Silva (além de outros 13 pesquisadores de outras instituições brasileiras e três de instituições estrangeiras – um português e dois argentinos)

Cadastro do grupo junto ao CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3686947734566103

Rodrigo A. de Paiva Duarte

Formação: Doutor em Filosofia pela Universidade Gesamthochschule Kassel - Alemanha.

Descrição: Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado em Estética da Teoria Crítica da Sociedade (T.W. Adorno, W. Benjamin, H. Marcuse), Estética Contemporânea (A. Danto, V. Flusser, John Dewey, dentre outros).

Email: roduarte@uai.com.br

Giorgia Cecchinato

Formação: Doutora em Filosofia pela Ludwig-Maximilians-Universität em Munique (2009).

Descrição: Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado em Estética do Idealismo Alemão (Hegel, Fichte, Schelling, Schiller etc.).

Email: giorgia.cecchinato@gmail.com

Verlaine Freitas

Formação: Graduação em Filosofia (1994), mestrado em Filosofia (1996) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001); fez estágio de Pós-doutorado na University of Windsor, Canadá (2011).

Descrição: Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado em Estética grega (Platão e Aristóteles), Estética do Idealismo Alemão (Kant, Schelling e Hegel), Estéticas contemporâneas (Fr. Nietzsche e Jean Baudrillard), Estética da Teoria Crítica da Sociedade (T.W. Adorno e Walter Benjamin) e Estética e Psicanálise (Freud e Laplanche).

Email: verlainefreitas@gmail.com

Eduardo Soares Neves Silva

Formação: Pós-Doutorado, Theodor W. Adorno Archiv, Alemanha, 2014. Doutorado em Filosofia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. Graduação em Filosofia, Universidade Estadual de Campinas, 1994.

Descrição: Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado em Dialética e Teoria Crítica (Adorno, Benjamin, Habermas, Honneth) e Filosofia das ciências sociais (Marx, Weber).

Email: eduardosns@ufmg.br