Ética

A linha de Ética abriga pesquisas sobre as grandes tradições do pensamento moral, assim como contempla as áreas de metaética, questões de ética normativa e temas em ética prática.

Filosofia Política

O tema de investigação da linha consiste, de modo geral, nos problemas filosóficos de natureza política. De modo mais específico, a linha privilegia alguns temas, tradições e autores da filosofia da prática. No que concerne às tradições filosóficas, vale destacar o marxismo e o republicanismo. Assim, a linha acolhe pesquisas que se inserem em um amplo espectro temporal que vai do Renascimento até a contemporaneidade.

Docentos vinculados

Carlo Gabriel K. Pancera

Formação: Graduação em filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado (2002) e doutorado (2006) em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com período de doutorado sanduíche na Università degli Studi di Firenze (2004/2005).

Descrição: Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado em Filosofia Política, Filosofia do Renascimento Italiano e Republicanismo.

Email: gabrielpancera@gmail.com

Ester Vaisman

Formação: Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Descrição: Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado em Marx e a tradição do marxismo.

Email: evaisman@fafich.ufmg.br

Helton Machado Adverse

Formação: Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Descrição: Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado em Filosofia Política, Republicanismo, Filosofia do Renascimento Italiano e Filosofia Política Contemporânea (Schmitt, Arendt, Foucault).

Email: heltonadverse@hotmail.com

Newton Bignotto de Souza

Formação: Doutor em Filosofia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales - França.

Descrição: Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado em Filosofia Política, História da Filosofia do Renascimento, Republicanismo e Filosofia Política Contemporânea.

Email: bignotto@ufmg.br

Amaro de Oliveira Fleck

Formação: Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Descrição: Pesquisa teoria social e filosofia política, sobretudo no âmbito da teoria crítica da sociedade. É membro do GT de Teoria Crítica da ANPOF.

Email: amarofleck@hotmail.com

Eduardo Soares Neves Silva

Formação: Pós-Doutorado, Theodor W. Adorno Archiv, Alemanha, 2014. Doutorado em Filosofia, Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. Graduação em Filosofia, Universidade Estadual de Campinas, 1994.

Descrição: Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado em Dialética e Teoria Crítica (Adorno, Benjamin, Habermas, Honneth) e Filosofia das ciências sociais (Marx, Weber).

Email: eduardosns@ufmg.br

Leonardo Alves Vieira

Formação: Doutor em Filosofia pela Universität Gesamthochschule Kassel – Alemanha.

Descrição: Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado sobre ética, metafísica e diálogos entre filosofia ocidental e filosofia oriental com ênfase em suas tradições não dualistas. Idealismo Alemão.

Email: leonarva@yahoo.com

Leonardo de Mello Ribeiro

Formação: Doutor em Filosofia pela Universidade de Sheffield (Inglaterra).

Descrição: Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado em metaética, ética normativa contemporânea (de língua inglesa), teoria da ação, psicologia moral e história da filosofia moral britânica.

Email: lmribeiro@ufmg.br

Rogério Antonio Lopes

Formação: Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008).

Descrição: Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado em história da filosofia moral, abarcando autores e problemas da filosofia moral moderna (de Hume a Nietzsche) e em ética normativa, com ênfase em teorias da justiça.

Email: rgalopes@yahoo.com

Telma de Souza Birchal

Formação: Graduação em Filosofia pela UFMG. Doutora pela USP.

Descrição: Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado em história da filosofia moral, especificamente Michel de Montaigne e Blaise Pascal, temas em ética contemporânea (de língua inglesa) e ética prática, com ênfase em bioética.

Email: tbirchal@gmail.com