Filosofia Moderna

O grupo de pesquisa investiga a filosofia do período que vai do início da Modernidade (figuras do Renascimento, Montaigne, autores do século XVII inglês e francês) até a filosofia alemã da primeira metade do século XIX. Mais especificamente, o grupo de pesquisa tem como pontos fortes de investigação: a presença do ceticismo na filosofia moderna; a relação entre ciência, religião e filosofia; o início da modernidade no continente europeu (incluindo o britânico e, neste, em particular Locke no século XVII e Hume e a filosofia escocesa no XVIII) e nas Américas (incluindo o luso-brasileiro); Kant e o idealismo alemão; dissolução da escola hegeliana, e a presença das mulheres e da temática ligada ao feminino na filosofia moderna.

Coordenador (2019): José Raimundo Maia Neto

Docentes permanentes do Programa vinculados:

Giorgia Cecchinato <giorgia.cecchinato@gmail.com>

Joãosinho Beckenkamp <jobeqk@gmail.com>

José Raimundo Maia Neto <jrmaia@ufmg.br>

Lívia Mara Guimarães <liviamguimaraes@gmail.com>

Patrícia Kauark Leite <pkauark@gmail.com>

Telma de Souza Birshal <tbirchal@gmail.com>

Virgínia de Araújo Figueiredo <virfig1955@gmail.com>

 

Filosofia Contemporânea

A linha se propõe a trabalhar um conjunto de temas [1], campos disciplinares [2], escolas filosóficas e correntes de pensamento [3] da filosofia contemporânea, com o intervalo temporal se estendendo do final do século XIX à atualidade: [1] o nihilismo; a racionalidade filosófica e científica; as questões do sujeito, da linguagem e da consciência; [2] filosofia da tecnologia; epistemologia das ciências humanas e sociais; metafilosofia; filosofia da psicanálise; [3] fenomenologia; estruturalismo; existencialismo; hermenêutica; neomarxismo e teoria crítica; pós-modernismo francês.

Alice Mara Serra

Formação: Doutora em Filosofia pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg, Alemanha.

Descrição: Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado em: Fenomenologia, Hermenêutica, Desconstrução, Filosofia e Psicanálise.

Email: alice.m.serra@gmail.com

Ivan Domingues

Formação: Graduação e Mestrado em Filosofia na UFMG. Doutorado na Université de Paris I - Sorbonne

Descrição: Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado em Filosofia das ciências humanas e sociais; Filosofia da tecnologia; Filosofia francesa (Foucault, Ricoeur).

Email: domingues.ivan3@gmail.com

Simeão Donizeti Sass

Formação: Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2002).

Descrição: Orienta trabalhos em Sartre, Bergson, Kurt Goldstein, Kurt Levin e Noam Chomsky.

Email: simeao78@gmail.com

Walter Romero Menon Júnior

Formação: Doutor em Filosofia pela Universidade Paris 8; estágio de Pós-doutorado pelo CETCOPRA:Centre d’Etudes des Techniques, des Connaissances et des Pratiques. Université Paris 1.

Descrição: Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado sobre as noções de representação, imagem, experiência estética, ficção e arte relacionadas a questões cognitivas, éticas, políticas, técnicas e sociais. Estética e representação pictórica no Renascimento. Estética do século XVIII. Estética e Filosofia da arte contemporâneas, com ênfase em questões acerca da natureza e do sentido da arte e da estética (experiência e intenção estéticas, valor estético, interesse estético), novas teorias da representação e ficção (A. Danto, N. Goodman, E. Gombrich, R. Wolhein). Filosofia da técnica: relação entre natureza e técnica; natureza e artefato, gênese da técnica; objeto técnico e estética (G. Simondon, A. Leroi-Gourhan, Heidegger, A. Gehlen). Filosofia contemporânea: J-F. Lyotard, J. Poulain, J. Rancière.

Email: romeromenon@yahoo.fr